Lewandowski entrega carta de demissão à Lula; leia na íntegra

Ministro deixa governo após quase dois anos à frente da pasta sem avançar com principal proposta de segurança

Lewandowski entrega carta de demissão à Lula; leia na íntegra

Foto: Reprodução

Ricardo Lewandowski formalizou sua saída do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta quinta-feira (8), entregando ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a carta de demissão. O ministro, que assumiu a pasta em fevereiro de 2024, após se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF), deve deixar oficialmente o cargo ainda hoje, com a exoneração prevista para publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (9).

 

Segundo informações divulgadas por veículos de comunicação, Lewandowski já havia comunicado a auxiliares, em dezembro, a intenção de antecipar sua saída. Desde o início desta semana, ele vinha esvaziando o gabinete no Palácio da Justiça e retirando seus pertences pessoais. Ricardo Lewandowski, diz que exerceu o cargo com “zelo e dignidade”. E alega que a decisão de deixar a pasta é de “caráter pessoal e familiar”.

 

“Tenho a convicção de que exerci as atribuições do cargo com zelo e dignidade, exigindo de mim e de meus colaboradores o melhor desempenho possível em prol de nossos administrados, consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias das circunstâncias pelas quais passamos”, escreveu.

 

O governo ainda não anunciou oficialmente o nome do sucessor. A tendência é que o secretário-executivo da pasta, Manoel Almeida, assuma interinamente o comando do ministério.

 

Durante seu período à frente da pasta, Lewandowski não conseguiu avançar no Congresso com a PEC da Segurança Pública, considerada a principal proposta do governo Lula para o setor. O texto previa ampliar a participação da União no enfrentamento ao crime organizado, mas perdeu força ao longo da tramitação parlamentar.

 

Leia a carta na íntegra:
 

"Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

1. Sirvo-me do presente para, respeitosamente, apresentar o meu pedido de exoneração do cargo de Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, por razões de caráter pessoal e familiar, a partir de 9 de janeiro de 2026.

2. Tenho a convicção de que exerci as atribuições do cargo com zelo e dignidade, exigindo de mim e de meus colaboradores o melhor desempenho possível em prol de nossos administrados, consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias das circunstâncias pelas quais passamos.

3. Ressalto que tive o privilégio de continuar servindo ao País - depois de aposentar-me como Ministro do Supremo Tribunal Federal - sob a inspiradora liderança de Vossa Excelência, sempre comprometida com o progresso e o bem-estar de todos os brasileiros.

4. Agradecendo o permanente estímulo e apoio com que fui honrado ao longo desses quase dois anos à frente da Pasta, aproveito o ensejo para reiterar minha manifestação de elevado apreço e distinta consideração.

Respeitosamente,

RICARDO LEWANDOWSKI

Fonte: folhadoestado

Clique aqui
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!